Faqs Lentes de contacto - Visionlab

Para o ajudar a fazer o uso adequado das suas lentes e responder a qualquer pergunta que tenha, reunimos nesta secção as respostas às perguntas mais frequentes dos usuários.

Esperamos que esta informação sirva para aproveitar ao máximo as suas lentes!

SOBRE LA LENTES DE CONTACTO

 

QUERO COMEÇAR A USAR LENTES DE CONTATO. O QUE POSSO FAZER?

Dada a grande variedade de materiais e tipos, praticamente todos podem usar lentes de contato. Previamente é necessário um estudo de adaptação no qual vemos qual é a lente ideal para cada olho, de acordo com o uso que faremos delas, a graduação que deve compensar, etc. Normalmente, com um ou dois testes geralmente é suficiente para decidir qual lente é apropriada.

 

A GRADUAÇÃO É A MESMA PARA ÓCULOS E LENTES DE CONTATO?

A distância da lente de correção para o nosso olho afeta a graduação, de modo que geralmente não é a mesma graduação que a das lentes de contato. Essa diferença é maior, quanto maior a graduação. Com graduações inferiores a 4 dioptrias, geralmente não há diferenças entre lente de contato e óculos, a partir de 4, sim. Existem tabelas chamadas distometria que aproximam o valor da graduação dos óculos ao seu equivalente em lentes de contato e vice-versa.

 

VÊ-SE MELHOR COM LENTES DE CONTATO DO QUE COM ÓCULOS?

Na maioria dos casos, sim.

Além disso, os óculos têm limitações no campo de visão, pois a armação limita  o campo de visão, enquanto que com as lentes de contato o campo de visão é total. Quanto maior a graduação (especialmente na miopia), mais natural e melhor a visão com lentes de contato comparada à dos óculos.Com as lentes de contato, a visão será tão boa olhando de frente como de ao olhar de lado, pois a lente move-se com o olho. Isso não acontece com os óculos.

 

O USO PROLONGADO DE LENTES DE CONTATO É MAU PARA OS OLHOS?

Nós sempre temos que seguir as indicações do nosso contatologista, especialmente nesta forma de uso. Ele nos informará sobre o tipo de lentes que devemos usar, se nossos olhos admitem esse uso intensivo de lentes, e agendará o acompanhamento com avaliações para confirmar que tudo está bem. Desta forma o uso prolongado das lentes é seguro.

 

AS LENTES PRECISAM DE MANUTENÇÃO ESPECÍFICA?

As lentes descartáveis não requerem soluções de manutenção, pois elas devem ser usadas e descartadas. As lentes descartáveis mensais, embora muito simples, exigem manutenção, que geralmente se limita a mudar o líquido desinfectante das lentes todas as vez que as armazenamos e a esfregar as lentes com o mesmo líquido (é por isso que se chama solução única) antes de usar.

Consulte sempre o seu contatologista.

 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE LENTE DE CONTATO DIREITA E ESQUERDA, SE TENHO OS MESMOS PARÂMETROS EM AMBOS OLHOS (DIÓPTRIAS E RÁIO)?

É possível que, nestes casos, não haja diferença, e as lentes de contato podem ser usadas indistintamente em cada olho. No entanto é aconselhável: a lente que começou a ser usada no olho direito é sempre mantida no lado direito e sempre está usada nesse olho, e de forma análoga a do olho esquerdo. A razão é que se tivéssemos uma infecção ou outro problema em um olho, é provável que tambem passemos esse problema para o outro olho.

 

COM QUE IDADE POSSO COMEÇAR A USAR LENTES DE CONTATO?

Não é uma questão de idade. Seu uso é aconselhável assim que a pessoa é capaz de colocar / tirar as lentes, e é responsável por realizar a higiene e cuidados associados ao seu uso.

 

TIPOS DE LENTE DE CONTACTO:

  • Por la consistencia de las lentillas: Blandas, Rígidas ou semí-ríguidas
  • Por el defecto visual que corrijen: Monofocales, Tóricas y Multifocales
  • Por la frecuecia de reemplazo: Diarias, Quincenales y Mensuales
  • Por el materilal: Silicona, Hidrogel de silicona

 

O QUE É UMA LENTE DE CONTATO MULTIFOCAL?

Quando aparece a vista cansada (mais de 40 anos), em muitos casos, precisamos de várias graduações diferentes para poder ter uma visão nítida a todas as distâncias. Soluciona-se com lentes multifocais.

 

O QUE É UMA LENTE DE CONTATO TÓRICA?

São lentes de contato para quem tem astigmatismo.

 

O QUE É MELHOR, HIDROGEL OU SILICONE?

Em geral, o hidrogel de silicone. A vantagem do hidrogel de silicone em relação ao hidrogênio “clássico” é que o primeiro possui uma permeabilidade ao oxigênio muito maior do que o segundo, o que significa que quando usamos hidrogel de silicone, nossa córnea será muito mais oxigenada e podemos usar (sempre com indicações do seu contatologista) lentes por mais tempo de forma saudável. Eles também tendem a ser mais facilmente hidratados (as lentes se secam menos), o que cria maior conforto.

 

PARA QUE SERVEM AS LENTES DE CONTATO RÍGIDAS OU SEMI-RÍGIDAS?

Podem ser usadas, assim como lentes macias, para corrigir qualquer tipo de defeito visual.

Este tipo de lentes de contato, porque eles são feitos de materiais “difíceis”, que não se deformam com a passagem da pálpebra, costumam dar uma melhor acuidade visual do que as lentes macias.

São especialmente indicados em pessoas que apresentam alterações ou deformações da córnea, sendo nesses casos onde é obtida uma visão especialmente boa.

Outra vantagem desses materiais em relação às lentes de contato macias é a secura ocular. Todas as lentes macias “roubam” lágrimas durante o uso, enquanto elas são rígidas e permeáveis não o fazem, geralmente funcionam melhor quando há pouca lágrima.

Um uso especial deste tipo de lente é aquele que é feito nos tratamentos de “ORTOQUERATOLOGÍA”, em que você dorme com as lentes colocadas e, na manhã seguinte, conseguimos ver bem sem lentes de contato e sem óculos.

 

SOBRE SU UTILIZACIÓN

 

COM QUE FREQUÊNCIA DEVO MUDAR AS MINHAS LENTES DE CONTATO?

SEMPRE com a frequência que o fabricante aconselha.

 

O QUE DEVE FAZER SE INCONFORTAR COM AS LENTES DE CONTATO?

SEMPRE acuda ao seu contatologista.

Pode ser devido a muitas causas. De uma rutura de fissuras na lente, a formação de pequenos depósitos como resultado da limpeza ineficaz, aumento do tempo de uso diário da lente ou do aconselhado pelo fabricante, problemas de secura …..

Seu contatologista fará o diagnóstico e dará a solução.

 

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO TEM DE FAZER UMA CONULTA COM O MEU ÓPTICO MESMO QUE VEJA BEM USANDO LENTES DE CONTATO?

Uma vez concluído o processo de adaptação das lentes, o conselho geral é o de revisões semestrais; Embora, se o utilizador notar algo incomum em relação às suas lentes de contato, deve solicitar uma consulta imediatamente.

 

PODEMOS PRÁTICAR DESPORTO COM LENTES DE CONTATO?

SIM.

São especialmente adequadas para isso, pois têm grandes vantagens sobre os óculos ao realizar certas atividades, especialmente nas que são muito dinâmicas (os óculos podem se mover ou cair, podem ser impregnados com gotas de suor, etc …) .
POSSO DORMIR COM LENTES DE CONTATO?

Durante o sono, fechamos os olhos, de modo que o fornecimento de oxigênio, essencial para a córnea, diminui.

Se também temos lentes de contato, essa contribuição é ainda menor. No entanto, existem materiais altamente permeáveis que tornam a “barreira” que as lentes supõem para a passagem de oxigênio sejam mínimas, de modo que SIM pudemos dormir com esse tipo de lentes.

Consulte SEMPRE o seu contatologista.

 

DORMIR A SESTA E LENTES DE CONTATO

Não há problema desde que a permeabilidade do material da sua lente o permita.

Consulte sempre o seu óptico.

 

QUANTAS HORAS SEGUIDAS POSSO USAR LENTES?

Depende da pessoa e do tipo de lente. Existem materiais com alta permeabilidade que permitem dormir com lentes de contato, mas nem todos os olhos estão prontos para esse uso.

Consulte SEMPRE o seu contatologista.

 

POSSO UTILIZAR UMA LENTE DIÁRIA MAIS DO QUE UM DIA?

NÃO. São lentes pensadas para uso único.

 

¿POSSO MUDAR TIPO LENTE SEM ACONSELHAMENTO DE UM CONTATOLOGISTA?

NÃO.

 

POSSO USAR UM RAIO DIFERENTE DO MEU?

No mercado há uma infinidade de lentes de contato de materiais e parâmetros de fabricação muito diferentes que fazem com que a mesma pessoa possa precisar de raios diferentes de acordo com o tipo de lente que lhe convier. Isso sempre será avaliado pelo seu contatologista.

 

DEIXEI UM ESTOJO DE LENTES DENTO DE UM CARRO AO SOL, AINDA AS POSSO USAR?

Depende de quanto tempo e da temperatura durante esse tempo. Se é um dia de verão quente, as temperaturas dentro do carro atingem valores muito altos que podem afetar as lentes e o seu uso é desaconselhado.

 

PUEDO USAR ÁGUA PARA LIMPAR LENTES DE CONTATO?

Em nenhum caso. Use SEMPRE os produtos de manutenção e desinfecção indicados pelo seu contactologista, depende do tipo de lentes que usamos, o uso que fazemos delas, nosso tipo de lágrima e ambiente de uso.

 

TENHO OU TIVE CONJUNTIVITE. COMO DEVO PROCEDER COM AS MINHAS LENTES DE CONTATO MENSAIS?

Se tem conjuntivite, pare de usar até ao final do tratamento que o seu oftalmologista prescreveu e aguarde pela recuperação total da infeção. Tanto as lentes de contato como os estojos de lentes devem ser substituídos por novos para evitar novas infeções.

 

POSSO FAZER MERGULHO COM LENTES DE CONTATO?

Como os materiais das lentes de contato são muito permeáveis, eles podem ser “contaminados” com os componentes do meio em que são encontrados (água salgada, cloro da piscina …). Em caso de mergulho com lentes de contato, use óculos de mergulho e lentes descartáveis, que vão para o lixo após a atividade.

 

O FILTRO UV DAS LENTES DE CONTATO EVITA O USO DE ÓCULOS DE SOL NA NEVE?

EM NENHUM CASO. Esta é uma proteção extra que complementa o uso que cada pessoa faz de seus óculos de sol.

 

USO DE LENTES DE CONTATO NA PRAIA O EM PISCINA. CONSELHOS

Independentemente de usar ou não lentes de contato, atendendo às condições de iluminação e à alta reflexão da luz na praia (água e areia), é sempre recomendável usar óculos de sol. O tipo mais adequado de lentes de contato nas praias ou nas piscinas é um uso único (descartáveis diariamente) e depois do dia em que os jogamos, de modo que, mesmo que “poluam” com os sais do mar (no caso de Piscinas, cloro) não gerará nenhum problema. Se secarem demais (maior evaporação da lágrima), é conveniente usar lágrimas artificiais que nos ajudarão a uma porta confortável. É sempre apropriado nadar com óculos de natação, que protegem nossos olhos.

 

DEVO COLOCARAS LENTES DE CONTATO ANTES OU DEPOIS DE MAQUILHAR-SE?

Primeiro deve colocar as lentes de contato e depois maquilhar-se.

 

DESMAQUILHAR-SE COM LENTES DE CONTATO. CUIDADOS

Primeiro remova as lentes de contato, tendo cuidado para que não se impregnem de maquiagem. Se necessário use um liquido de limpeza específico para o tipo de lente que está a usar, depois enxágue e guarde a lente com a solução de manutenção habitual.

 

USO DE LENTES DE CONTATO DURANTE A GRAVIDEZ

Como resultado das muitas mudanças que ocorrem durante a gravidez, algumas mulheres experimentam problemas de conforto com o uso de suas lentes de contato. Em alguns casos, há mudanças na quantidade e / ou na qualidade da secreção lacrimal e mudanças na córnea (exatamente onde é compatível com nossa lente), o que justifica a falta de conforto. Às vezes, essa falta de conforto pode ser atenuada com o uso de lágrimas artificiais e outras vezes, alterando o tipo / material das lentes de contato. Em algumas ocasiões, o uso temporário de óculos graduados é aconselhável. Consulte sempre o seu contatologista.

 

AS LENTES DE CORES ALTERAM A VISÃO?

NÃO. A zona óptica da lente (zona central) que corresponde à nossa pupila, é completamente transparente, de modo que a coloração da lente não afeta nossa visão. Pode acontecer, especialmente em situações de baixa luminosidade, em que a pupila dilata, que o nosso diâmetro pupilar é maior do que a zona transparente das lentes cosméticas. Nessas situações, a visão pode ser ligeiramente alterada.

 

ALERGIA AO PÓLEN E LENTES DE CONTATO

Dependendo dos sintomas oculares o uso de lentes de contato é aconselhado ou não. A alergia em si não é um impedimento, mas se a conjuntiva for muito afetada, é aconselhável não usar as lentes, enquanto a alergia permanecer. Em qualquer caso, nessas situações, as lentes mais adequadas são lentes de uso único, uma vez que a substituição diária evita a acumulação de depósitos neles (também alérgenos) e uma melhor tolerância em olhos particularmente sensíveis.

 

OLHO SECO E LENTES DE CONTATO

Há uma variedade de materiais e soluções hidratantes que ajudam os utilizadores com olhos secos a desfrutar de um uso confortável com suas lentes. Embora dependa de quão grave o problema da secura é, reduzir as horas e / ou os locais de uso pode ser necessário. Use lágrimas artificiais que hidratam nossos olhos e lentes e, em alguns casos não é possível usar as lentes.

 

LENTES DE CONTATO E OLHO GORDO

Normalmente não é um problema para o uso de lentes de contato, especialmente considerando a variedade de substituições de lentes que existem. Seria muito estranho que um utilizador de lentes descartáveis tenha problemas de visão porque se engorduram (duram apenas um dia) e, se isso acontecer, há produtos de limpeza e manutenção (sabões) que suavizam ou eliminam o problema.

 

USO DE COLÍRIO E LENTES DE CONTATO

Como as lentes são feitas de materiais muito permeáveis, eles não devem ser usadas com colírios, a menos que seja explicitamente indicado pelo seu óptico ou oftalmologista.

 

LÁGRIMAS ARTIFICIAIS E LENTES DE CONTATO

Geralmente servem para hidratar. É indicado para uso com lentes de contato quando há problemas de secura. Siga o conselho de seu óptico.

 

FUI OPERADO AOS OLHOS. POSSO UTILIZAR LENTES DE CONTATO?

Normalmente, sim, mas é muito importante avaliar cada caso. Não tome decisões por sua própria iniciativa. Consulte sempre o seu óptico.

Não encontra a resposta à sua pergunta? Envie-nos preenchendo este formulário e entraremos em contato consigo para lhe dar uma resposta.

0